sábado, 22 de agosto de 2009

Addendum


A transmissão de idéias é um processo complexo.

Para transmitir é preciso receber. Aquele que hoje transmite, já foi necessariamente um receptor.

Acho importante fazer esta reflexão, pois tudo aquilo que eu transmitir -no caso, por meio de postagens - terá sido resultado da minha absorção particular de um fato.

Esse processo, a meu ver, depende muito mais dos sentidos e menos da razão.

Cada um tem a sua percepção de realidade.

António Damásio, médico e intelectual português, tem como objeto de estudo as emoções humanas. Ele é autor do livro O erro de Descartes. Para Damásio, a famosa frase "penso, logo existo" não capta a verdadeira condição humana. Ele vai mais a fundo e percebe que os sentidos dão forma à racionalidade. Reformulada, a frase ficaria assim: sinto, logo existo.

Quanto mais interpretações houverem, mais rico um fato se torna. Afinal, o fato é o fato, nada mais. O que muda é a ótica sob a qual ele é analisado.

Para este blog, eu escrevo a minha percepção dos fatos, uma análise possível entre várias outras.

Nada absoluto, nada fixo. Sempre mutável, questionável, variando de acordo com a percepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário