domingo, 13 de setembro de 2009

Palavras, venham me buscar (porque não sei buscar as palavras)

Trato de escrever agora sobre algo muito difícl. Um acontecimento que me perturbou. A princípio, olhando superficialmente para o fato, é possível que não transborde nada de pertubador. Mas naquele dado momento, minha percepção se aguçou, e uma análise introspectiva cuidou de processar a informação e encontrar perplexidade no acontecimento. Como mencionei, trato de escrever sobre algo difícil, portanto, não garanto que conseguirei me expressar e gerar compreensão a quem, por acaso, ler isto aqui.

Pois bem. Tudo começou quando estava escutando uma amiga que me contava sobre uma noite aventurosa de sua vida. Ela tinha uma câmera na mão, e foi filmando a sucessão de coisas absurdas que fizeram da noite uma grande aventura. Eram tantas coisas absurdas, que imaginei uma filmagem ao estilo Buñuel.

Quando ela terminou de falar, soltei as seguintes palavras: "Nossa, você tinha que ter mandado isso pra concorrer no festival 'É tudo verdade'!".

A partir de então, fiquei perplexa com os pensamentos que passei a ter. Assim eu pensava: "É claro que eu disse sobre a participação no festival porque as imagens da gravação eram de acontecimentos reais. Mas talvez a minha frase tenha soado como ironia, no sentido de passar a idéia de que tudo que ela havia contado, de mirabolante que era, não passase de mentira pra impressionar a noite aventurosa. Daí, a sugestão do festival 'É tudo verdade' significaria uma indireta cruel".

É perturbador saber que a palavra pode significar seu verso e seu inverso. O exemplo da minha frase proporciona tanto a interpretação literal como a irônica, mesmo uma querendo dizer exatamente o oposto da outra. Fiquei pensando: "What we've got here is failure to communicate!"

Na verdade, a linguagem é um sistema tão complexo como seu criador, o homem. As palavras são símbolos que transmitem diversas mensagens dentro delas. A aproximação a alguma dessas mensagens é feita conforme o intresse de quem quer se expressar, o contexto, e a forma como o receptor da mensagem interpreta as palavras. Já dizia Drummond: "Chega mais perto e contempla as palavras./Cada uma/tem mil faces secretas sob a face neutra". É difícil alcançar a essência das palavras porque é difícil alcançar alcançar a essência humana. A nossa condição limitada restringe a familiaridade com nossos próprios símbolas, nossas próprias criações.
O reconhecimento da condição limitada do ser humano é, paradoxalmente, o passo inicial para ir em busca da verdade. Sócrates já dizia que era necessário enxergar a profundidade criativa da ignorância humana. O objetivo do filósofo não era construir informações, e sim desconstruir preconceitos, de forma a mostrar que sabemos nada de nada.
Em todo este insight que tive pensei: "Busco inadequadamente as palavras...". E voltei a conversar com minha amiga, obviamente mudando o assunto e internamente rogando para que as palavras viessem me buscar da próxima vez.

3 comentários:

  1. Olá, Marisa!

    Passei aqui pra retribuir a visita e dou de cara com um assunto que vira e mexe, eu fico aqui filosofando sobre... esta difícil arte da comunicação. A única conclusão que eu tiro é a de que a comunicação só é completa mesmo quando há afinidade entre os envolvidos, não importa a língua ou o meio. Senão, até bom dia é interpretado errado! rs

    Ótimo post... Até!

    ResponderExcluir
  2. Má...
    palavras são apenas consequências do que foi pensamento, propositalmente ou não. Mas a origem da palavra, ou melhor, a origem da vontade de comunicar vem de dentro do nosso corpo, e a reverberação dessa comunicação percorre nossas veias antes de serem pronunciadas. Muitas vezes nem precisam serem ditas, pois a visão, o olfato,o tato e o paladar - não posso esquercer da imaginação também estão conectados ao nosso corpo esperando que demos-lhes atenção.
    Assim, digo que adorei o ser texto e encerro com uma esttrofe de uma poesia que escrevi:
    [Silencie.
    Pois o barulho demais ensurdece os signos.]

    ResponderExcluir
  3. malina: jornalista desbravadora vanguardista! uahaha

    ResponderExcluir